Profissionais em alta: você está na lista?

O linkedin divulgou esta semana uma edição especial do relatório Empregos em Alta do LinkedIn. Referência em canal de comunicação entre profissionais, a empresa destacou que muitas mudanças no mercado de trabalho brasileiro se deram após a pandemia do Covid-19.


O Brasil sofreu perdas significativas de empregos, mas “também foi possível observar um aumento em categorias que responderam diretamente à transformação no comportamento de consumo e necessidades de negócios”, destacou o relatório.

Confira a lista:

1. Médicos especializados

Destaque para a mulheres neste setor: dos contratados para as funções médicas em 2020, 72% foram profissionais do sexo feminino.
Principais competências:
Enfermagem em terapia intensiva, farmácia clínica, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional e biologia.

2. Cargos em tecnologia

A tecnologia é uma das categorias de empregos que se mostrou à prova da pandemia e manteve um crescimento constante em 2020, sendo 20% dos cargos abertos como funções remotas.
Principais competências:
Git, Unity, JavaScript, React.js, Scrum, design de experiência do usuário (UED), SQL, design de interface do usuário e Cascading Style Sheets (CSS).

3. Farmacêuticos e pesquisadores
Organizações de pesquisa como o Instituto Butantan, o IQVIA e o PRA Health Sciences estão entre as empresas que mais contrataram em 2020. Vale notar que 73% destes cargos foram preenchidos por profissionais do sexo feminino.
Principais competências:
Monitoramento clínico, boas práticas clínicas (BPC), boas práticas de laboratório (BPL), pesquisa clínica, bioquímica, hematologia e 5S.

4. Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios

Adaptar-se às constantes mudanças do ambiente de negócios foi fundamental para a sobrevivência e o crescimento das empresas ao longo de 2020. Cargos como diretor executivo, especialista em vendas e diretor de vendas tiveram um aumento no número de contratações no ano passado.
Principais competências:
Negociação, gestão comercial, e-commerce, pré-vendas, planejamento de negócios, negociação, gestão de vendas.

5. Especialistas em E-commerce

As empresas contrataram milhares de profissionais especialistas em e-commerce para cargos de logística e marketing digital para levar os produtos até as mãos dos clientes.
Principais competências:
E-commerce, gerenciamento de logística, produtos SAP, operações de depósito, controle de estoque e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

6. Profissionais autônomos de conteúdo digital

Muitos YouTubers e podcasters aproveitaram essa oportunidade para divulgar seu conteúdo on-line e ganharem visibilidade. As empresas adaptaram a abordagem de negócios e contrataram coordenadores de conteúdo e editores de vídeo para estabelecer uma presença on-line mais forte.
Principais competências:
Experiência em podcasts, YouTube, marketing digital e edição de vídeos.

7. Especialistas em marketing digital

Com o consumo de conteúdo on-line aumentando a cada ano, é esperado que os cargos de gestão de mídias sociais e marketing digital também cresçam.
Principais competências:
Marketing de influência, marketing digital, growth hacking, experiência de usuário (UX), mídias sociais, Search Engine Optimization (SEO).

8. Profissionais de finanças

Com a turbulência na economia e a incerteza nos mercados financeiros, não é de se surpreender que a experiência dos profissionais financeiros, de consultores a executivos, tenha sido muito procurada em 2020.
Principais competências:
Serviços bancários, negociação, planejamento de negócios, investimentos, finanças corporativas, mercado de capitais e análise financeira.

9. Telemarketing

Esta categoria registrou um grande número de transições de carreira, com pessoas migrando de cargos como caixa e vendedor para posições de telemarketing.
Principais competências:
Telemarketing, atendimento ao cliente, vendas, etiqueta ao telefone.

10. Cargos de apoio a saúde

Esta categoria teve um crescimento de 64% nas contratações, com cargos como balconista de farmácia e encarregado médico com a maior demanda.
Principais competências:
Experiência em farmácia e com medicamentos, funções de recepcionista, atendimento ao paciente, análises clínicas e gestão de saúde.

Veja lista completa em: https://business.linkedin.com/pt-br/talent-solutions/resources/talent-acquisition/jobs-on-the-rise-cont-fact