10 hacks para influenciadores no Instagram

 

Hack é um termo muito utilizado no mercado digital. Significa uma técnica, uma ideia, uma reprogramação que vai te ajudar em algo. Hoje eu trago alguns hacks para quem está trabalhando como influenciador digital ou quer crescer em algum nicho. São dicas valiosas para quem trabalha com marketing digital então, vamos lá:

1 – Frequência 
Se você quer sempre estar entre os primeiros stories da sua audiência, se mantenha sempre atualizado, não deixe a peteca cair. Você precisa ter conteúdo em suas redes sociais todos os dias para o algoritmo continuar distribuindo ele na rede.

2 – Interaja com enquetes e caixa de perguntas.
As pessoas adoram interagir, isso é fato. Quando você pergunta algo para sua audiência, ela vai sentir-se dentro da sua realidade, do seu dia a dia. Isso pode gerar insights para novos conteúdos e você ainda pode enviar uma mensagem personalizada para as pessoas que responderam suas perguntas, trazendo mais possibilidades ainda!

3 – Utilize os stories para bombar sua timeline.
A sua timeline é o lugar onde um novo seguidor terá o primeiro contato com seu conteúdo. Uma timeline bem estruturada significa seguidores fiéis. Quando postar coisas novas na sua timeline, compartilhe nos stories com um “Q” de suspense e deixe a coisa rolar. Você vai perceber que o engajamento vai aumentar a distribuição desse conteúdo no feed de notícias das pessoas, aumentando assim a possibilidade das pessoas curtirem seu IG.

4 – Cuidado com as bordas. 
Quando for interagir com seu público, deixe enquetes, perguntas no meio do vídeo, pois, próximo aos cantos podem gerar votos involuntários em enquetes, passar para o próximo story ou voltar, não conseguir clicar em uma marcação ou caixa de perguntas. É comum também escrever muito em cima ou embaixo, o que também pode dificultar a leitura e até cortar seu texto em alguns smartphones.

5 – Autenticidade é tudo. 
Se alguém curte o que você fala, é porque ela gosta de você. Às vezes na onda do crescimento, algumas pessoas tentam copiar outras pessoas famosas com bordões, estilos, conteúdo. Acredite no seu conteúdo e crie com seu coração. É claro que a estratégia na hora de pautar tudo isso, é muito importante.

6 – Pauta e cronograma. 
Para produzir conteúdos que engajam você precisa se pautar, criar um cronograma. Post-it e um calendário podem fazer milagres, quando você coloca suas ideias no papel e agenda item por item para produzir seu conteúdo. Não vai ficar maçante, vai organizar sua vida e a sua audiência vai gostar disso!

7 – Cuidado com o publipost.
Muitas micro-influenciadores e influenciadores não pensam na hora de fechar um contrato (seja ele de boca ou no papel). É bem constrangedor assumir contas conflitantes e pior, produzir conteúdo para duas marcas que vendem o mesmo produto, próximo um do outro. É constrangedor pra você, para o seu público – que vai sacar na hora a publicidade – e principalmente para o seu cliente. O mais legal do publi é que ele seja tão espontâneo, que as pessoas acreditem que aquilo não foi pago.

8 – Nichos! 
Não tente atirar para todos os lados e produzir conteúdos para muitas frentes. Por exemplo: você é fitness e também gosta de moda, canta e cozinha. Seus hobbys podem até entrar na dança de vez em quando, mas quando você fala de um nicho e de coisas que pertencem ao cotidiano das pessoas daquele nicho, é muito mais fácil você pertencer e fazer sucesso entre eles. Por isso, acredite que é melhor focar na produção de conteúdos eficazes do que postar um pouco sobre tudo.

9 – Cuidado com o que fala!
Na hora de produzir seu conteúdo, se atenha a pequenos detalhes. Não abuse de palavrões, não grave quando estiver “alto” de bebida, ou fazendo algo que você vai se arrepender depois de estar expondo para todos. Lembre-se que um influenciador é mantido por marcas que se utilizam de sua audiência para alcançar novos públicos e que uma conduta ruim pode estragar um possível contrato.

10 – Não fique só no IG!
Não vou falar que o IG vai acabar ou algo parecido, não é isso. Mas pense, se toda sua estratégia e público estiver apenas em um canal, tudo pode ir por água abaixo em um BUG ou qualquer coisa do tipo. Produza conteúdo para outros canais como youtube, blogs, tenha um site, um pinterest, um likedin e evolua!